quinta-feira, 6 de outubro de 2016

NHOQUE DE BATATA A BOLONHESA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

NHOQUE DE BATATA A BOLONHESA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Esse nhoque de batatas sem glúten é feito a base de amido de milho, então é uma opção para os intolerantes ao glúten ou celíacos. Mas o gosto fica ótimo e qualquer pessoa mesmo sem intolerância pode comer a vontade. 


Clique na imagem para ampliar

Ingredientes:

- 1 kg de batatas descascadas, cozidas em água e sal
- 1 colher (sopa) de margarina s/ glúten e sem lactose
- 1 ovo
- 1 ou 2 pitadas de sal
- 2 xícaras (chá) de amido de milho
- Amido de milho para polvilhar

Modo de Preparo:

Descasque as batatas, pique em pedaços pequenos e cozinhe em água e sal por 20 minutos (eu coloquei meia colher de sopa de sal não muito cheia e nem rasa).
Depois de cozidas escorra num escorredor de massas, despeje num recipiente e amasse bem com garfo. Se tiver um espremedor de batatas melhor ainda. Deixe amornar.
Depois de morno acrescente a margarina, o ovo e o sal. Misture bem e logo após acrescente o amido de milho. Misture até ficar uma massa lisinha.
Na mesa ou bancada onde você for enrolar o nhoque, polvilhe amido de milho. Vá pegando de pouco em pouco a massa e enrolando tirinhas da grossura mais ou menos de um dedo. A seguir vá cortando de pedacinhos de 2 cm com uma faca sem serra e colocando os pedacinhos no canto da mesa também polvilhada com amido para não grudar. Repita o processo até usar toda a massa, polvilhando de vez enquanto para não grudar. Cuidado para não colocar amido demais senão fica duro. A massa tem que ficar macia e molinha.
Enquanto enrola os nhoques, coloque uma panela com bastante água no fogo. Quando a água levantar fervura, comece colocar os nhoques um a um na água. Eles vão afundar, então não coloque muitos de uma vez só senão grudam um no outro. Assim que eles começarem boiar na água, já retira com a escumadeira: este é o ponto para saber quando estão cozidos. Super fácil e rápido!
Vá colocando de remessas  na água até cozinhar todos. Coloque tudo numa refratária.
Cubra com molho de sua preferência e bom apetite!!
Este da foto eu fiz uma carne moída ensopada e coloquei por cima, então ficou nhoque a bolonhesa.

A carne você faz a seu gosto, mas quem quiser fazer igual a minha segue a receita:

CARNE MOÍDA ENSOPADA

- ½ kg de carne moída
- cebolinha verde picada
- ½ cebola picada
- ½ tablete de caldo Knorr de galinha
- 1 ou 2 pitadas de cominho
- sal a gosto (eu uso tempero pronto a base de sal, cebola e alho, que faço caseiro - interessados tem aqui no blog a receita)
- 4 tomates sem semente bem picadinhos ou moído no liquidificador
- 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
- água

Numa panela coloque a carne com um pouco de água, sal(ou tempero pronto) e cozinhe, mexendo de vez enquanto para não formar bolas grandes de carne.Quando a água estiver secando coloque um fio de óleo e refogue. Acrescente a cebola, cebolinha verde, knorr, cominho e vá refogando até ela ficar mais sequinha.
Coloque os tomates picados com água ou então moa eles primeiro no liquidificador já com pouquinho de água e coloque este creme na carne. Eu acho mais prático moer no liquidificador (sempre faço assim). Além de não passar trabalho picando, não fica casquinhas no molho. Misture e deixe cozinhar os tomates. Quando já estiver cozido e vermelhinho, acrescente o extrato de tomate, deixe cozinhar mais um pouco e está pronto.





Esta tigela mede 25 cm - esta foi a quantidade que rendeu com 1 kg de batatas.







COMO CONGELAR NHOQUE:

Se você não quiser usar toda essa quantidade da receita de nhoque na hora, você pode congelar um pouco. Cozinhe igual toda a remessa. A parte que você for congelar, deixe esfriar um pouco e coloque um a um numa assadeira, todos espalhados um ao lado do outro sem encostar. Leve ao frezzer por aproximadamente 2 horas. Assim que tiver durinhos e congelados, retire da forma e coloque em saco plástico. Tire o máximo de ar que puder do 
saco tomando o cuidado para não amassar os nhoques. Guarde no frezzer.
Quando for usar tire do frezzer, coloque numa panela com molho e leve ao fogo até ferver e esquentar bem os nhoques.

Você pode também congelar eles cru, da mesma forma acima. Única diferença é que precisa untar a forma antes para não grudar (na verdade não testei sem untar pra ver se gruda mesmo).Quando quiser usar é só jogar eles congelados numa panela de água fervente e esperar eles boiarem para retirar com a escumadeira (processo normal de cozimento).



Curta também minha página no Facebook:






Nenhum comentário:

Postar um comentário