Serve como prato único, uma delícia!
clique na imagem para ampliar
Ingredientes:
- 1 kg de coxas de galinha (aprox.7 coxas) previamente salgadas
- 1 linguiça calabresa bem picadinha
- 1 cenoura ralada
- 1 lata de milho verde escorrido
- 1 cebola de cabeça bem picadinha ou ralada
- ½ pimentão verde picado
- 1 tablete de caldo knorr sabor galinha
- ½ xícara (chá) de extrato de tomate
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 4 xícaras (chá) de água quente
- 2 xícaras (chá) de arroz branco
- cheiro verde para polvilhar no final
Modo de Preparo:
Tempere as coxas de galinha com sal e alho líquido ou tempero que você está acostumado usar e deixe marinar por pelo menos 2 horas ( eu uso tempero pronto que eu mesmo faço, a base de cebola de cabeça, cebolinha verde, salsa, alho e sal - tem receita deste tempero aqui no Blog). Costumo temperar a noite para fazer no almoço do outro dia e deixo na geladeira. Retire a maior parte das peles. Se quiser também pode deixar para tirar quando elas tiverem semi cozidas, pois ficam mais fáceis de tirar.
Coloque o óleo em uma panela grande e espalhe as coxas no fundo da panela, fritando em fogo baixo. De vez enquanto vire até que elas estejam meio douradinhas de todos os lados, cuidando para que não se desmanchem ao virar (eu viro com aqueles pegadores de massa).
Quando já estiverem douradinhas, coloque a água quente, o extrato de tomate, o caldo knorr (já diluído antes em um pouquinho de água fervente) e deixe cozinhar por 30 minutos.
Enquanto a galinha estiver cozinhando, em outra panela coloque o pimentão, a cebola e a calabresa. Acrescente 1 colher de óleo e fique mexendo até dar uma amolecida. Quando estiver a cebola já transparente desligue e reserve.
Assim que der os 30 minutos, você vai acrescentar todo o restante dos ingredientes na panela da galinha: o arroz cru, a cenoura ralada, o milho verde escorrido, e a misturinha da cebola, pimentão e calabresa já tostadinhos.
Não precisa acrescentar sal, pois a galinha já foi salgada antes, o knorr ajuda a salgar e a calabresa também. Mas caso tenha dúvidas ou não tenha salgado a galinha o suficiente, experimente e acerte o sal.
Desligue o fogo antes de a água secar totalmente para não grudar no fundo. Ele terminar de cozinhar sozinho no próprio bafo dentro de poucos minutos.
Espalhe com cuidado em uma tijela e polvilhe cheiro verde a gosto.
Sirva a seguir.
TEMPO DE PREPARO: ENTRE 1:15 A 1:30 hs
RENDIMENTO: serve de 3 a 4 pessoas
CURTA TAMBÉM MINHA PÁGINA NO FACEBOOK e acompanhe facilmente as novidades : https://www.facebook.com/artesdabianacozinha